Produção Acadêmica

DRA. MARIA ITAYRA COELHO DE SOUZA PADILHA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO ou INICIAÇÃO CIENTÍFICA

1. Stéfany Nayara Petry Dal Vesco. Conhecimentos e Atitudes de Estudantes de Enfermagem diante das Infecções Sexualmente Transmissíveis. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Orientadora: Profa. Dra. Maria Itayra Padilha.

2. Maiara Suelen Mazera. História de Vida de Estudantes Universitários com Deficiência Motora. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Orientadora: Profa. Dra. Maria Itayra Padilha.

3. Amanda Nicácio Vieira; Amina Regina Silva. A mulher que vive com HIV/AIDS e a (im)possibilidade de amamentação: Uma revisão integrativa. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina; 2014. 116p.

4. Stéfany Nayara Petry Dal Vesco. Inserção da AIDS como tema de pesquisa nas monografias do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina entre 1990 a 2014. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

5. Amina Regina Silva. A HISTÓRIA DA ENFERMAGEM E SUA ARTICULAÇÃO COM O CUIDADO, O ENSINO, E A PESQUISA UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DA AIDS EM SANTA CATARINA. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6. Aline Coelho Ferreira; Laila Crespo Drago. O Perfil dos acidentes de trabalho dos profissionais de enfermagem com exposição a material biológico: a realidade de um hospital universitário de SC no período de 2000 a 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

7. Maria Aline lima Carvalho e Aline Costa Vieira. ” A historia de vida e as percepções do paciente ao viver com AIDS”. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

8. Alixandra T. dos santos, CintiaH. Panata e janaina Schmitt. A história de vida dos pacientes que se submetem a realização da cirurgia bariátrica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

9. Gisele de Almeida Resende. A Mulher e a Maternidade no século XIX. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

10. Maria Aline Lima. Aline Coelho Ferreira. Facilitando a comunicação entre os docentes, discentes, pesquisadores e interessados no ensino e pesquisa da História da Enfermagem. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

11. Ariane de Oliveira Johner. Caroline Andrade Machado. A instrumentalizacao de docentes para o ensino da historia da enfermagem. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

12. Tcharla Mota. Isabel Cristina Alves. Cristiane Cofferi. Mariana Vieira. Programa de pesquisas colaborativas de avaliacao das praticas de cuidado dos profissionais de saude nos servicos hospitalares de Santa Catarina. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

13. Mariana Mendonca Zanin. A construcao do conhecimento na enfermagem a partir dos Congressos Brasileiros de enfermagem no periodo de 1987 a 1997. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

14. Gisele dos Santos. A construcao do conhecimento na enfermagem a partir dos Congressos Brasileiros de enfermagem no periodo de 1987 a 1997. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

15.  Maria Angelica Peres. Gisele de Almeida Resende. A pratica de enfermagem na Santa Casa de Misercicordia no seculo XIX. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO CONCLUÍDOS

1. Ana Paula Senna Bousfield. A historicidade da prática da acupuntura por enfermeiras no município de Florianópolis no período de: 1997 a 2012. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2. Amina Regina Silva. A mídia impressa e a (re/des)construção da identidade profissional brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3. Amanda Nicácio Vieira. Mulheres deficientes que vivenciaram o período gestacional: histórias de vida. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4. Luciane Patrícia Oliari. A criação e a implantação do curso Técnico de Enfermagem no Instituto Federal de Santa Catarina nos anos 2000. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

5. Luana Nickel. O cuidado às pessoas que (con)vivem com hiv/aids na atenção básica à saúde: historia oral dos profissionais de saúde, Florianópolis (2005 – 2014). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

6. Aline Coelho Ferreira. Definindo cuidados de saúde a partir da historia de vida de deficientes físicos em Santa Catarina. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

7. Jaime Alonso Caravaca Morera. História de Vida dos Moradores de rua que utilizam Crack. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador). 

8. Adriana Eich Kuchnen. A Unidade de transplante de Medula Óssea TMO) em Santa Catarina e sua história. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9. Fábila Fernanda dos Passos da Rosa. Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis: o papel das enfermeiras na organização do serviço de EnfermagemA. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

10.Camila Sell. A história da Escola de Aprendizes de marinheiros de Santa Catarina. O papel da enfermagem.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

11. Janelice de Azevedo Neves Bastiani. TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA AIDS EM FLORIANÓPOLIS (1986 2006). 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

12. Gabriela Venier Zytkuewisz. Grupos de pesquisa m histórica da saúde: um recorte no campo científico brasileiro”. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

13. Mariana Vieira. A influência do HIV no cotidiano das famílias que convivem com a criança soropositiva. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

14. Lisnéia Ordahi. O processo de comunicação entre a enfermagem e o cliente com impossibilidade de comunicação verbal em um centro de terapia intensiva. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

15. Carlos Alberto Medrano. Para uma história do brincar e das práticas de saúde. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

16. Isabel Alves. O Itinerário Terapêutico de Clientes Portadores do Vírus HIV/AIDS: em Busca de Tratamento e Cuidado.. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

17. Adriana Rufino Moreira. Repensando os princípios de Florence Nightingale para a prática atual em saúde coletiva. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

18. Léia Emilia May. A atuação da enfermeira frente à dor do cliente em pós-operatório: uma abordagem humanizada. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

19. Joel Rolim Mancia. A ABEn-RS e as enfermeiras assistenciais: uma análise reflexiva. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

20. Lúcia Helena Rodrigues da Costa. Memórias de parteiras: entrelaçando gênero e história de uma prática de cuidar. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

21. Fátima Pelachini Farias. Educação em Saúde: co-participação das educadoras infantis no Centro de Desenvolvimento Infantil. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

22. Lúcia Nazareth Amante de Souza. A interface da comunicação entre o enfermeiro e os seus clientes em uma unidade de terapia intensiva. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

23. Samara Eliane Rabelo. A ludoterapia no processo educativo do cliente diabético para o autocuidado. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

24. Elizabeta Roseli Eckert. A prática educativa com famílias de crianças hospitalizadas. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

25. Marléa Chagas Moreira. A enfermeira entre práticas e representações – o câncer como metáfora. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

26. Marluci Andrade Conceição Stipp. Assistência de enfermagem a clientes portadores de doença cardiovascular – uma abordagem diferenciada. 1995. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

27. Regina Lúcia Monteiro Henriques. O mito e a realidade da consulta de enfermagem da EEAN/UFRJ. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

TESES DE DOUTORADO CONCLUÍDAS

1. Juliana Bonetti de Carvalho. A criação e a implementação do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (1969-1991). 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2. Silvana Alves Benedet. Processo de Enfermagem no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago: um marco no desenvolvimento profissional da Enfermagem (1979-2004). 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3. Jaime Alonso Caravaca-Morera. Histórias de vida e representações sociais do sexo, corpo, gênero e sexualidade entre pessoas trans. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4. Sheila Saint Clair. A Identidade profissional da Enfermeira no Rio Grande do Norte: memória de egressas. (Década de 1970). Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

5. Daniela Simoni Espíndola. A historicidade do cuidado ao deficiente físico no Centro Catarinense de reabilitação em Florianópolis (1961 a 1985).. Início: 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

6. Djailson Delgado. Enfermeiras norte americanas do navio Hope e o desenvolvimento da Enfermagem no Rio Grande do Norte, Brasil: Memórias compartilhadas (década de 70). Início: 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

7. Isabel Cristina Alves Maliska. A Implantação das políticas em DST/AIDS em Santa Catarina: Um estudo do período de 1985 a 2007. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

8. Mariana Vieira. EVOLUÇÃO DO CUIDADO AOS PACIENTES COM HIV/AIDS, NA PERSPECTIVA DAS MEMÓRIAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM, NO PERÍODO DE 1986 À 2006. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

9. Vitória Regina Peters Gregório. A Historicidade das Práticas de Cuidado na Maternidade Carmela Dutra (1956-2000). 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

10. Silvio da Silva. ” Historia de vida e representações sociais: desvelando o universo do alcoolismo dos adolecentes”. 2010. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

11. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda. Nexos e circunstâncias na história do conselho regional de enfermagem em santa catarina (1975-2009).. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

12. Denise Kletemberg. A construção histórica da Enfermagem Gerontologica no Brasil.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

13. Roberta Costa. Saberes e práticas no cuidado ao recém-nascido em terapia intensiva na década de 1980 em Florianópolis. 2009. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

14. Vitoria Peters Gregório. A Historicidade das Práticas de Cuidado na Maternidade Carmela Dutra (1956-2000. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

15. Lisneia Ordahi. Construção histórica da identidade profissional da enfermagem na mídia escrita nos últimos 35 anos.. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

16. Helena Heidtmann Vaghetti. As perspectivas de um retrato da cultura organizacional de hospitais públicos brasileiros: uma tradução, um bricolagem. 2008. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

17. Denise Kletemberg. ” A construção da Enfermagem Gerontológica no Brasil (1970-1996)”. 2007. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

18. Joel Rolim Mancia. A REBEN COMO VEÍCULO DE DIRECIONAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA PROFISSÃO DE ENFERMAGEM. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem -Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

19. Gladys Brodersen. Participação social: concepções da construção teórica na Enfermagem. 2006. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

20. Lúcia Nazareth Amante de Souza. Perspectivas do agir comunicativo implícitas no discurso de enfermagem. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

21. Raul Fernando Sotello Prandoni. A loucura e complexidade na clínica do cotidiano. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

22. Ceres Braga Arejano. Reforma Psiquiátrica: uma análise das relações de poder nos serviços de atenção à saúde mental. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

23. Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos. A compaixão e suas vicissitudes na prática de enfermagem. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

24. Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos. A compaixão e suas vicissitudes na prática de enfermagem. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

SUPERVISÕES DE PÓS-DOUTORADO CONCLUÍDOS

1. Jaime Alonso Caravaca-Morera. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina. Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

2. Maria Angelica Peres. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina. Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

3. Lina Marcia Migueis Berardinelli. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina. Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.

DRA. MIRIAM SUSSKIND BORENSTEIN 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO/ESPECIALIZAÇÃO

1. Maria Sirene Cordioli. Hospital de Custódia e tratamento psiquiátrico: os direitos preconizados pela Reforma Psiquiátrica e a realidade dos internos.. 2004. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Atenção Psicossocial) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

2. Valdete Preve Pereira. Idosos de um hospital psiquiátrico estatal: o que pensam sobre suas necessidades humanas básicas.. 1996. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

3. Karla Borgonovo. Idosos de um hospital psiquiátrico estatal: o que pensam sobre suas necessidades humanas básicas.. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO CONCLUÍDOS

 1. Juliana Bonetti de Carvalho. Hospital Universitário da UFSC: o poder das enfermeirasdocentes e assistenciais na organização e implementação do serviço de enfermagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

2. Daniela Simoni Espíndola. A inserção da Fisioterapia em Florianópolis/SC (1979-1992). 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

3. Silvia Silva de souza. Estratégias de enfrentamento da equipe da enfermagem no cuidado ao potencial doador de órgãos. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

4. Ana Maria Espíndola Koerich. Hospital Colônia Sant’Ana: reminiscências do trabalhadores de enfermagem (1951-1971). 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

5. Edilaine Kerkoski. Qualidade de vida de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

6. Jenifer Adriana Domingues Guedes. Memórias dos profissionais de enfermagem do Hospital Nereu Ramos em época de Aids (1986-1996). 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

7. Lígia Maria Scherer. Compreendendo mulheres gestantes/puerperas com HIV/Aids: contribuindo para a superação dos déficits de autocuidado. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

8. Neli Silvia Andreazzi Canassa. Maternidade Carmela Dutra: A trajetória profissional das parteiras (1956-1994). 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

9. Dorotea Loes Ribas. O sofredor psiquico vivenciando o seu cotidiano no sentindo de ser mais. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

10. Anesilda Alves de Almeida Ribeiro. A Percepção dos Formandos a Respeito dos Instrumentos Básicos de Enfermagem e sua Aplicabilidade. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

11. Valdete Preve Pereira. Iluminando as Vivências de Mulheres Portadoras de Transtornos Psíquicos que Moram em uma Residência Terapêutica.. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

12. Danira Schweigert Bastos. Assistindo pacientes hipertensos: verificando seus déficits de auto cuidado. 2002. 150 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

13. Eliane Costa. Problematizando para humanizar: uma proposta de transformação do cuidado numa enfermaria de um macro hospital psiquiátrico. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

TESES DE DOUTORADO CONCLUÍDAS

1. Eliani Costa. Hospital Colônia Sant’Ana: o saber/poder dos enfermeiros e as transformações históricas. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem -Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

2. Ana Rosete Camargo Rodrigues Maia. Enfermagem em Santa Catarina em tempos de tuberculose: Padrões de conhecimento de cuidado de uma época (1943-1960). 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem -Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Miriam Susskind Borenstein.

DRA. MARIA LÍGIA DOS REIS BELLAGUARDA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

1. Maite Melo Mota. Enfermagem e as Infecções Sexualmente Transmissíveis no ensino médio – revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Orientadora: Profa. Dra. Maria Itayra Padilha.